A Psicologia e o Espírito
Adenáuer Novaes • 10 de janeiro de 2021
A Psicologia e o Espírito

Você costuma refletir sobre a sua trajetória na Vida? Percebe onde você se situa na história da humanidade e onde quer chegar? Como você tem conduzido o seu existir?
A história do ser humano é, ao mesmo tempo, a busca e a realização de um significado existencial, uma tentativa de entender a realidade e a si mesmo. Assim acontece a própria evolução do Espírito, com suas conquistas interiores, seu amadurecimento nas relações, sua compreensão sobre si mesmo, sua capacidade de entender-se, sua compreensão da Vida e pela exploração do Universo à sua volta.
O Espírito, dotado de personalidade singular, necessita ter a sua intimidade compreendida. É fundamental ao ser humano, saber o que é o Espírito – que ele é –, como é a sua estrutura, seu funcionamento e suas relações com o meio. O espiritual não pode prescindir do material, pois é através da matéria que se compreende a Vida. O olhar então, deve ser voltado para a compreensão do ser humano em sua inteireza, em todos os campos em que atua a sua personalidade.
O desconhecimento da personalidade integral, do Espírito em sua totalidade, acarreta dificuldades no processo evolutivo, criando barreiras, provocando o prolongamento de situações repetitivas e, às vezes, dolorosas.
Uma Psicologia baseada em princípios exclusivamente metafísicos ou, ao contrário, fundamentada estritamente nos processos orgânicos, será sempre tomada em sentido parcial, isto é, apenas como um argumento de um tema específico. Talvez esse tenha sido um dos motivos pelos quais a Filosofia e a Religião foram deixadas de lado, por não apresentarem um sentido à vida. Trouxeram muita metafísica. Da mesma forma, o racionalismo e o empirismo contemporâneos foram insuficientes para o mesmo fim. Apresentaram respostas muitos superficiais e baseadas em fatos exclusivamente concretos.
A Psicologia pode contribuir para clarear esta questão, na medida que considerar a totalidade do ser humano: corpo, em seu ambiente, psiquê, com seus processos, e Espírito, como senhor da evolução.
Mas de que psicologia estaria eu falando?
Evidentemente não é da Psicologia clássica, nem daquela que se limita ao academicismo exclusivamente experimental. Estou falando de uma Psicologia do Espírito, na qual cabem alguns fatos já do domínio científico, dentre os quais incluo a reencarnação e a mediunidade. A Psicologia, enquanto estudo do comportamento humano, não poderá mais ignorar a reencarnação nem os fenômenos que envolvem a comunicabilidade dos Espíritos. Se o fizer, será apenas a psicologia do comportamento corporal.
A Psicologia do Espírito apresenta um sentido à existência, já que amplia o conceito de vida como algo que acontece além da sociedade material. Dentro desse conceito, a vida de uma pessoa se realiza simultaneamente de forma externa e, com profundas sensações e transformações, também internamente.
É uma psicologia transexistencial, pois envolve não só as dimensões da vida, no corpo físico e fora dele, como também as modificações de papéis sociais. A Psicologia do Espírito, considerando as relações transexistenciais, considera que os atuais papéis sociais são componentes de experiências transitórias para o Espírito. Os sentimentos pertinentes a esses papéis são emoções que capacitam o Espírito, ao longo de suas existências, a experimentar a verdadeira fraternidade.
O sentido da vida, considerando a Psicologia do Espírito, inclui aspectos psíquicos importantes que dizem respeito ao funcionamento da mente e do que nela se estrutura. O ser humano necessita saber o que se passa em seu mundo íntimo e só então poderá ajuizar a respeito do significado e sentido da vida.
Com a Psicologia do Espírito, o sentido da vida se torna algo mais próximo do mundo íntimo de cada um do que da busca por um lugar ou por algo externo ao ser humano.
Para saber mais sobre este e demais assuntos tratados por Adenáuer Novaes, veja as obras publicadas pelo autor. Este conteúdo foi extraído de dois dos seus livros: Mito Pessoal e Destino Humano e Psicologia do Espírito.
Mais Posts